Prefeitura de Manaus divulga prazos para suspensão e reativação do Bolsa Universidade 2025
Beneficiários devem observar datas e critérios para solicitar alterações no benefício
A Prefeitura de Manaus anunciou os prazos para abertura de processos de suspensão e reativação das bolsas do Programa Bolsa Universidade (PBU) para o ano de 2025. As solicitações poderão ser feitas pelos beneficiários à Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
Para o primeiro semestre de 2025, o prazo para pedir a suspensão ou reativação vai de 2 de janeiro a 14 de março, enquanto para o segundo semestre as solicitações devem ser feitas entre 16 de junho e 29 de agosto.
De acordo com a Lei nº 1931, de 19 de novembro de 2014, a suspensão do benefício pode ser solicitada por até um ano, desde que o bolsista preencha os requisitos regulamentares e faça o pedido formal à Espi. Em casos excepcionais, a suspensão prorroga a vigência da bolsa, com a contagem do tempo afastado sendo considerada para fins de renovação do benefício.
A reativação da bolsa, por sua vez, deve ser solicitada com, no mínimo, 30 dias de antecedência ao início do período letivo, conforme a disponibilidade de vagas nas Instituições de Educação Superior (IES) onde o bolsista estiver matriculado.