Prefeitura intensifica fiscalização de veículos pesados em Manaus
As operações buscam garantir maior segurança nas vias e fluidez no trânsito
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou a fiscalização de caminhões e carretas nas principais vias da cidade, com foco na Zona Máxima de Restrição de Circulação. Desde o início do ano, as autuações por infrações envolvendo veículos pesados aumentaram 34,5%, totalizando 592 multas até outubro.
As operações buscam garantir maior segurança nas vias e fluidez no trânsito. Segundo Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU, são realizadas cerca de 48 operações mensais, com ênfase em coibir infrações na área central e em avenidas de grande circulação. A prefeitura também realiza estudos para expandir a zona de restrição, considerando o impacto nas vias que atendem o Distrito Industrial.
Atualmente, a Zona Máxima de Restrição de Circulação proíbe o tráfego de veículos acima de oito toneladas em horários de pico. A medida atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa e retenção do veículo em caso de infrações