DestaquesDia a Dia

Programa Menor Aprendiz voltará a ser executado em Parintins

A candidata Brena Dianná propõe retorno do programa para ampliar as chances de os jovens ingressarem no mercado de trabalho

De acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o percentual da população parintinense empregada formalmente, com carteira assinada, é de apenas 9,85%. A parcela mais afetada pela falta de oportunidade para se desenvolver é a dos jovens. Parintins conta com 10.245 jovens entre 15 e 19 anos de idade, que esperam uma chance para aprender, se capacitar e ter a experiência exigida pelos contratantes para disputar vaga no mercado de trabalho.

Em reunião com apoiadores, a candidata a prefeita pela coligação União por Parintins, Brena Dianná, apresentou o projeto Menor Aprendiz, que visa preparar os jovens estudantes para trabalhar dentro dos parâmetros e eficiência exigidas pelas empresas.

A candidata explicou que o projeto Menor Aprendiz reserva uma parte das vagas da administração pública para estágios remunerados. A possibilidade de exercitar conhecimentos sob a supervisão de profissionais habilitados irá ampliar a capacidade de execução do jovem, ao mesmo tempo, irá atender ao pré-requisito da experiência exigida pelo empregador, mas que o jovem raramente tem como apresentar.

“Qualquer jovem, qualquer pessoa que vai lá no mercado de trabalho pedir uma oportunidade, pedem o que dele? Experiência, como é que ele vai ter experiência se não deram oportunidade para ele mostrar que tem potencial? Que ele tá preparado para exercer aquele cargo. Então, pensado nisso, a gente desenvolveu o Menor Aprendiz. Com o programa, poderemos superar essa fase da experiência”, ressaltou Brena.

Pré-vestibular

Dianná propôs, ainda, a implementação do pré-vestibular, que irá preparar os estudantes, gratuitamente, para disputar as vagas nas universidades com grande chance de serem aprovados e poderem cursar a faculdade dos sonhos.

“O pré-vestibular é o cursinho, que muitos não têm condições de pagar. Muitos jovens vêm de uma família em situação de vulnerabilidade. A gente tem dentro do nosso plano de governo o pré-vestibular, para que você, jovem, possa ter a oportunidade de entrar numa faculdade”, enfatizou.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *