Relações afetivas combatem o estresse e as doenças cognitivas
Seja para conversar, se divertir ou desabafar, ter amigos é fundamental para o bem estar físico, social e emocional das pessoas. Neste mês em que é comemorado o Dia Internacional do Amigo, (20), a data vem lembrar dos benefícios que as relações sociais têm sobre o organismo humano, despertando a sensação de prazer e bem estar.
Carol Júnior, Psicólogo do Sistema Hapvida, afirma que ter amizades verdadeiras é uma condição fundamental para se viver bem, isso porque a amizade quando é bem vivida e cultivada reflete em nosso dia a dia, a partir de nossas ações e forma como lidamos com as situações da vida.
“Somos beneficiados quando temos amigos e quando somos amigos. Se sentir aceito em determinado grupo de pessoas é extremamente prazeroso, pois nos ajuda a enxergar a vida com outros olhos e encará-la com mais leveza”, explica Carol.
Além disso, a amizade ajuda no desenvolvimento intelectual e afetivo, aumenta a autoestima das pessoas e melhora a capacidade de solucionar problemas ativando o fator de proteção para a saúde mental.
Se por um lado estar ligado às outras pessoas nos fazem bem, optar por uma vida sem interação social faz mal à saúde. A solidão gera consequências mais destrutivas do que o alcoolismo, a obesidade ou o sedentarismo. Além disso, causa o envelhecimento precoce.
A pandemia da covid-19 empurrou as pessoas para o isolamento social, obrigando-as a se adaptarem aos recursos oferecidos pelas redes sociais, entretanto os benefícios continuam fazendo com que os laços afetivos se fortaleçam mesmo à distância, sobretudo combatendo sintomas de doenças cognitivas como o Alzheimer nos idosos.
Sobre o Sistema Hapvida
O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.
Com informações da assessoria