AmazonasPolítica

Reunião do Parlamento Amazônico acontece durante o Feclam na sexta-feira

O encontro abordará temas relacionados à Amazônia, reforçando a integração entre as Assembleias Legislativas da região

No segundo dia de atividades da 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), será realizada reunião ordinária do Parlamento Amazônico. O encontro está programado para a sexta-feira (4/4), a partir das 14h, no plenário Ruy Araújo, e abordará temas relacionados à Amazônia, reforçando a integração entre as Assembleias Legislativas da região.

O Parlamento Amazônico é uma instituição política, criada há 20 anos, que reúne nove Assembleias Legislativas dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

O objetivo é promover esforços conjuntos e discutir pautas relacionadas à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de interesses regionais em comum. O deputado da Aleam, Sinésio Campos (PT), tem um papel importante no grupo, estando atualmente como vice-presidente.

“A Amazônia Legal representa 61% do território nacional e tem aproximadamente 25 milhões de moradores. As pautas do nosso Parlamento são externas aos interesses desses estados e desse povo, como meio ambiente, queimadas, mineração na Amazônia, regularização fundiária, imigração nas fronteiras da floresta, entre outras discussões”, apontou Campos, explicando, ainda, que a reunião também marca o início das atividades anuais do Parlamento, com a expectativa de reunir até 25 deputados estaduais das Assembleias Legislativas dos estados integrantes.

Dentre os temas na pauta da reunião ordinária, está a possibilidade de participação do Parlamento Amazônico na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *