DestaquesDia a Dia

Saeb 2023 inicia em cem escolas da rede estadual no interior do Amazonas

Mais de cem escolas da rede estadual de ensino, em 33 municípios do interior do Amazonas iniciaram, nesta segunda-feira (23/10), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Em Manaus, os alunos começam a realizar as provas na próxima quarta-feira (25/10). 

O calendário da avaliação é nacional e segue até o dia 10 de novembro em todo o país. Aplicadores da Fundação Cesgranrio, instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são os responsáveis pelas provas. 

No Amazonas, mais de 100 mil alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio, realizarão as provas do Saeb durante as próximas semanas. De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, o esforço para este período acontece desde o início do ano. 

“Cada escola, cada coordenadoria já vêm realizando suas mobilizações locais pautadas pelo plano de ação macro da Secretaria de Educação. Esse trabalho não é apenas para o aumento dos índices, e sim por acreditarmos na relevância de todo o processo de ensino e aprendizagem do estudante”, enfatizou a secretária. 

Aplicação

As datas de aplicação em cada escola da rede estadual são definidas a partir da comunicação entre a unidade de ensino referida, a coordenadoria de educação da localidade e a instituição aplicadora do certame. 

Cada município do Amazonas possui, hoje, um polo estratégico utilizado pelos aplicadores da Cesgranrio para a retirada dos materiais usados durante a aplicação das provas nas escolas. Nesta força-tarefa, mais de dois mil aplicadores e 90 polos compõem a logística de aplicação no estado, conforme explicou a coordenadora estadual do Saeb 2023 no Amazonas, Jane Bete Martins. 

“Toda a logística de aplicação, contratação dos transportes é realizada pela Cesgranrio. O aplicador retira a prova e vai para a escola aplicar, onde ela estiver. Caso seja em zona rural, o deslocamento acontece do mesmo jeito, seja por embarcação, carro tracionado, ou até mesmo a pé”, ressaltou a coordenadora. 

Ainda de acordo com Jane Bete Martins, mesmo com o cenário da estiagem, que prejudica o deslocamento dos estudantes às escolas para a realização do certame, o objetivo da Secretaria de Educação é alcançar todas as escolas aptas até o fim do calendário.

“Esse não é um cenário definitivo, pois hoje mesmo já recebemos retorno solicitando datas de aplicação em escolas que, anteriormente, mostraram dificuldades. Até o final do período de aplicação, o nosso esforço é para que todas participem”, destacou Jane Bete.

Sobre o Saeb

O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação Básica no Brasil até o Ensino Médio. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nas avaliações censitárias, Língua Portuguesa e Matemática são as áreas do conhecimento abordadas pelo Saeb 2023. O certame também tem uma versão amostral, aplicada para alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta versão amostral, os estudantes de 5º e 9º ano também respondem questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

Fotos: Eduardo Cavalcante /Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *