Saúde bucal e a importância dos cuidados com os idosos
Professora do curso de odontologia da Estácio adverte sobre hábitos e orienta sobre cuidados importantes
Os cuidados odontológicos são essenciais para pessoas de todas as faixas etárias. Em qualquer idade, o indivíduo pode desenvolver problemas bucais, por isso, cuidados e medidas preventivas devem ser adotadas ao longo de toda a vida. O problema é que não são raros os casos de negligência com a saúde bucal, fato que também ocorre com frequência em idosos.
Com o envelhecimento, os cuidados com a saúde bucal continuam sendo de grande relevância. Problemas como cárie, doença periodontal, perda de dentes e xerostomia (boca seca) são comuns na terceira idade e podem impactar significativamente a qualidade de vida dos idosos.
Segundo a dentista Vivian Porto, professora do curso de odontologia da Estácio, os idosos enfrentam desafios específicos relacionados à saúde bucal. “Nesta fase da vida ocorre uma maior incidência de doenças periodontais e da necessidade do uso de próteses dentárias. E as orientações sobre esses temas se tornam fundamentais. A saúde bucal adequada contribui para a manutenção da função mastigatória e da estética, e ainda está diretamente ligada à saúde geral, prevenindo agravos relacionados com doenças cardiovasculares, diabete, depressão, problemas digestivos entre outras condições”.
Diante desse cenário, é fundamental que os idosos tenham acesso regular a cuidados odontológicos preventivos e tratamentos específicos. A dentista Vivian preparou algumas dicas importantes para garantir uma boa saúde bucal na terceira idade:
1. Escovação regular e uso do fio dental: Incentive os idosos a escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, utilizando uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor.
2. Uso do fio dental: Estimule também o uso do fio dental regularmente, para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana, promovendo, também, a saúde gengival.
3. Visitas ao dentista: Propicie visitas regulares ao dentista para exames de rotina, limpezas profissionais e tratamentos preventivos.
4. Hidratação adequada: Incentive o consumo de água ao longo do dia para prevenir a xerostomia e manter a boca hidratada.
5. Alimentação saudável: Promova uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, essenciais para a saúde dos dentes e das gengivas.
6. Cuidados e reabilitação com uso de próteses: Instrua sobre a importância da busca por reabilitação oral para a substituição de dentes perdidos e por orientação sobre higiene das próteses dentárias, incluindo a limpeza diária e o armazenamento adequado durante a noite, no caso das removíveis.
Com informações da assessoria