Segurança apreende 12 toneladas de entorpecentes e reforça investimentos no setor
Nos primeiros 100 dias da nova gestão do governo Wilson Lima, as forças de Segurança apreenderam mais de 12 toneladas de entorpecentes em Manaus e no interior. Neste período, o Governo do Amazonas também investiu na aquisição de novos equipamentos e viaturas.
Também neste mesmo período, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) adquiriu 68 novas viaturas e mais de 4 mil itens. Além disso, foi mantida a tendência de redução nos indicadores registrada em 2022, com alcance de 90% de eficácia nas metas estipuladas nos Planos Nacional e Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
Dentre as resultando, destaca a redução de roubos ao transporte público (8%), aos postos de combustível (21%), homicídios em Manaus (14%), roubo a veículos apresentaram redução (31%), roubos a residência (35%), roubos em estabelecimento comercial (15%) e furto de veículos (30%), entre outros.
Os novos equipamentos e as viaturas foram destinados para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM), e fazem parte dos investimentos realizados por meio do programa Amazonas Mais Seguro.
Apenas na Operação Hórus, em janeiro, a descapitalização das organizações criminosas pelas Forças de Segurança foi orçada em mais de R$ 55 milhões, valor 14% maior que o do Mato Grosso do Sul, o segundo colocado no ranking de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Nos três primeiros meses deste ano, as apreensões de drogas, armas e materiais de uso ilegal, realizadas pela Base Fluvial Arpão, causaram danos milionários ao crime, por meio de ações policiais na Calha do Rio Solimões, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Os dados são do Gabinete Integrado de Fronteiras e Divisas do Amazonas (GGI-F), da SSP-AM, que coordena a Base.
O Governo do Amazonas também deu início às atividades da Operação Tamoiotatá 3, a maior força-tarefa integrada já realizada pelo Estado na repressão de crimes ambientais.
Neste período, o Programa Educacional Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros, ampliou o número de vagas para novos alunos. No ano passado, foram 730 vagas, sendo ampliado para 800 este ano.