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Seminário reúne povos indígenas para pesquisa sobre condições de vida das crianças no Brasil

A Universidade de Brasília (UnB), por meio do seu Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar (CEAM) e do Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias (OPOInfância), promovem o Seminário de Lançamento da 1ª Oficina de Pesquisa de Campo ‘Povos Originais e suas Infâncias no Brasil’, com Estudos de Caso no Amazonas e Mato Grosso” em Manaus.

O evento será realizado no dia 15 de fevereiro, a partir das 8h30, no Auditório da COIAB, em Manaus (AM).

O projeto tem como objetivo aprofundar o entendimento das condições de vida, desafios e experiências das crianças indígenas no Brasil, enfatizando a realização de seus direitos e bem-estar com estudo de caso no Amazonas e Mato Grosso.

No estado do Amazonas, dez povos indígenas participam diretamente do projeto: Baré, Dessano, Piratapuia, Tuyuca, Tuca, Kambeba, Mura, Sateré-Mawé, Ticuna e Yanomami. É possível que, durante os trabalhos de campo nas aldeias, membros de outros povos se apresentem e reivindicam participação. Estas são realidades reais do campo que esta pesquisa reconhece que é importante levar em consideração, por isso a chamados de colaborativa participativa. 

Esta pesquisa é inovadora, liderada por pesquisadores da UnB de diversas áreas do conhecimento, se notabiliza pela participação ativa e pela liderança de pesquisadores indígenas da UnB e do Brasil em todas as etapas do projeto. Com perspectivas e saberes únicos, estes pesquisadores estão diretamente envolvidos na concepção, execução e análise do projeto, caracterizado por uma abordagem participativa, colaborativa e de co-autoria. Esta metodologia garante uma pesquisa inclusiva e profundamente representativa das comunidades indígenas.

Esta pesquisa inovadora, liderada por pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) de diversas áreas do conhecimento, destaca-se pela participação ativa e pelo papel de liderança dos pesquisadores(as) indígenas do Brasil em todas as etapas do projeto. Estes pesquisadores, com suas perspectivas e saberes únicos, estão integralmente envolvidos na concepção, execução e análise do projeto, caracterizado por uma abordagem metodológica participativa, colaborativa e de co-autoria. Esta abordagem assegura a inclusividade e a representatividade das comunidades indígenas envolvidas. Desde o planejamento até a análise dos resultados, as vozes e visões das comunidades indígenas são elementos essenciais, garantindo que o projeto reflita uma colaboração genuína e eficaz.

 

O lançamento do Projeto marca o início da pesquisa de campo em Mato Grosso, com foco particular nas experiências das crianças indígenas do estado. Este evento reunirá autoridades locais, comunidades indígenas e acadêmicos para promover um diálogo construtivo sobre o bem-estar das crianças e a preservação das culturas indígenas no Brasil.

Objetivos Geral da  Pesquisa:

  • Investigar as condições de vida, os desafios e as experiências das crianças indígenas no Brasil, visando o bem-estar e a realização de seus direitos, considerando diversos fatores socioeconômicos, culturais e políticos.

 

Inovação na Pesquisa: Esta pesquisa se distingue pela inclusão de pesquisadores indígenas com qualificações acadêmicas de doutorado, mestrado, especialização e notório saber. A presença desses intelectuais indígenas enriquece o projeto com perspectivas autênticas e promove uma maior participação dos indígenas na ciência no Brasil. O objetivo é ampliar o reconhecimento das vozes indígenas no âmbito científico.

A presença e apoio de todos são fundamentais para o sucesso desta Pesquisa proporcionando uma oportunidade única para a troca de saberes e o fortalecimento das relações entre autoridades locais, comunidades indígenas e o corpo acadêmico.

 

Objetivos da Pesquisa:

  • Investigar as condições de vida, desafios e experiências vividas pelas crianças indígenas no Brasil, fornecendo uma perspectiva abrangente e profunda sobre suas realidades cotidianas.

  • Focar no cumprimento dos direitos e no bem-estar das crianças indígenas, levando em conta os aspectos socioeconômicos, culturais e políticos que influenciam suas vidas.

  • Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que sejam culturalmente sensíveis e eficazes no atendimento às necessidades dessas comunidades.

Inovação na Pesquisa:

Uma característica distintiva deste projeto é a inclusão de pesquisadores indígenas com qualificações acadêmicas de  doutorado, mestrado, especialização e notório saber, na equipe de pesquisa. Esta estratégia não apenas enriquece o projeto com perspectivas autênticas, mas também promove a participação ativa dos intelectuais indígenas na ciência. O projeto visa abrir caminhos para que mais vozes indígenas sejam ouvidas e reconhecidas no âmbito científico.

 

A participação e o apoio de todos são essenciais para o sucesso desta pesquisa, que oferece uma plataforma única para a troca de saberes e o fortalecimento das relações entre autoridades locais, comunidades indígenas e o meio acadêmico.

A participação e o apoio de todos são essenciais para o sucesso desta pesquisa, que oferece uma plataforma ímpar para a troca de saberes e o fortalecimento das relações entre autoridades locais, movimentos sociais, comunidades indígenas e o meio acadêmico.

Apoio: Este Projeto é viabilizado pelo apoio e financiamento por emenda parlamentar da Deputada Federal do Distrito Federal Erika Kokay, do Partido dos Trabalhadores, demonstrando seu compromisso contínuo com a pesquisa e a valorização das culturas indígenas no Brasil.

Parcerias: 

Violes UnB

MUSEAR

 

Para mais informações, entre em contato com:

 

Prof.ª Dr.ª Vanessa Maria de Castro

Coordenadora Geral da Pesquisa 

Universidade de Brasília 

Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar  

Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias  

opoiunb@gmail.com

 

 

Prof.ª Dr. Gersem Baniwa  

Coordenadora da Pesquisa no Amazonas 

Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar  

Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias  

isabeltaukane@gmail.com

Sobre a Universidade de Brasília (UnB)

A Universidade de Brasília é uma instituição de ensino superior pública reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade acadêmica e compromisso com a inovação e pesquisa. O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar (CEAM) contribui para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber.

Sobre o Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias (OPOInfância)

O OPOInfância é uma iniciativa do CEAM/UnB dedicada à pesquisa e promoção do bem-estar das crianças indígenas no Brasil, buscando entender e valorizar as diversas realidades culturais e socioeconômicas dessas comunidades.

Sobre o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR)

O MUSEAR é um espaço dedicado à preservação e divulgação da cultura indígena, promovendo a compreensão e respeito pela diversidade étnica do Brasil.

Resumo 

A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar (CEAM) e o Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias (OPOInfância), anuncia o Seminário de Lançamento da 1ª Oficina de Pesquisa de Campo com o título completo ‘Povos Originais e suas Infâncias no Brasil: com Estudo de Caso no Amazonas e Mato Grosso”. O evento, marcado para 15 de fevereiro, às 8h30, no Auditório da COIAB, tem como objetivo compreender as condições de vida e desafios enfrentados pelas crianças indígenas no Brasil, destacando a participação ativa de pesquisadores(as) indígenas em todas as etapas da pesquisa. Essa iniciativa inovadora busca promover uma pesquisa inclusiva e culturalmente sensível, redefinindo a abordagem aos estudos sobre populações indígenas.

 

Com informações da assessoria

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