Supermercado é autuado por desvio de energia no Tancredo Neves
A Amazonas Energia informou nesta sexta-feira (21) que identificou um Supermercado, localizado no bairro Tancredo Neves, na Zona Leste da Capital, que estava desviando energia por meio de três fases derivando do ramal de entrada.
No decorrer da fiscalização, foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, com a constatação do desvio, que estava derivando do bloco de terminais do medidor. Após a comprovação, o estabelecimento teve a retirada do desvio de energia. Com isso, a unidade consumidora ficou notificada a regularizar seu padrão.
Destaca-se ainda, que a unidade consumidora tem diversos registros de irregularidades devido o mesmo procedimento ilegal no ano de 2018 a 2022.
A Amazonas Energia ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraudes na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.
O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.
Com informações da assessoria.