Sociedade

Telessaúde no Brasil e as necessidades de ampliação de acesso

Desde o início de 2020, a pandemia de Covid-19 elevou a demanda de telemedicina a um novo patamar, possibilitando o acesso à saúde com qualidade a centenas de milhares de pacientes em todo o país, ao mesmo tempo em que se evitava longas filas de espera, aglomerações e deslocamentos.
A tecnologia soluciona diversos desafios logísticos e operacionais dos sistemas de saúde desviando casos menos complexos para serviços ambulatoriais, minimizando a sobrecarga nos serviços de alta complexidade, organizando os fluxos de atendimento com segurança e rapidez e oferecendo assistência de qualidade a regiões com carência de especialistas.
A expertise desenvolvida nas últimas décadas pelo Einstein permite-lhe oferecer uma ampla gama de serviços de telemedicina a estados, prefeituras, empresas, operadoras e organizações de saúde, trazendo melhor experiência ao paciente, redução de custos e saúde de qualidade para a população atendida.
Em 2020, foi dado início ao TeleAMEs, um projeto do Proadi-SUS que visa oferecer acesso na região Norte do Brasil a sete especialidades médicas através de telemedicina: o Cardiologia o Endocrinologia o Reumatologia o Pneumologia o Psiquiatria o Neurologia o Neurologia Pediátrica. Neste programa, quando o médico da Unidade Básica de Saúde participante encaminha um paciente a uma das especialidades acima, é agendada uma tele-interconsulta com o especialista do Einstein.
Em conjunto com médico local e paciente, ele fornece as informações relevantes para a condução do caso, baseadas em protocolos clínicos validados internacionalmente, adaptados para considerar a realidade dos recursos disponíveis localmente
O projeto foi implementado em 140 UBSs em toda a região Norte, muitas em áreas remotas e de difícil acesso. Já foram realizados mais de 30 mil atendimentos. Hoje em dia são executados cerca de 300 atendimentos diários. Filas de espera foram reduzidas a poucos dias, com resolutividade superior a 95% e alta satisfação de pacientes e médicos.

2022
Agora em 2022, a organização implementou também na região Norte, por meio do Proadi-SUS, um projeto focado no atendimento a Urgências e Emergências Cardiológicas e Neurológicas. Iniciado com o primeiro ponto em Roraima, serão ao todo 30 Unidades de Pronto Atendimento aparelhadas com Carts de telemedicina para atendimento emergencial em cardiologia e neurologia, a fim de reduzir a morbimortalidade nas principais causas de mortalidade no país. Este programa pretende capacitar os profissionais envolvidos oferecendo também conteúdo educacional de alto nível e treinamento em serviço, complementando a formação médica na região.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Conexa Saúde e o Datafolha, 41% dos brasileiros aprovam o uso da telemedicina em uma emergência, principalmente pela facilidade de acesso e valor mais em conta em relação a uma consulta presencial.
O Brasil enfrenta um problema crônico de acesso à saúde. No estudo Demografia Médica no Brasil 2018 é relatado que na década de 80 havia 1,15 médicos para cada mil habitantes do país. Em janeiro de 2018, eram 452.801 especialistas, o que correspondia à razão de 2,18 médicos por mil habitantes. Porém, o aumento desta taxa não ampliou o acesso à saúde, tendo em vista a desigualdade de distribuição de profissionais entre as diversas regiões do país.

Para discutir o contexto da telessaúde no Brasil, com foco na atenção primária e no acesso disponibilizado em áreas remotas do país, o presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, estará em Brasília nesta quinta-feira (2/6), em evento realizado pelo Ministério da Saúde, que reúne grandes nomes do setor.
Outros dados de Telemedicina no Einstein
O Einstein disponibiliza Pronto Atendimento Digital (PA Digital) com atendimento médico, clínico e pediátrico 24 horas por dia. Seguindo rigorosos protocolos de qualidade e segurança de nível internacional, cerca de 85% dos casos podem ser resolvidos sem a necessidade de avaliação presencial complementar. O serviço é oferecido a operadoras de saúde, empresas e pessoas físicas por meio do Einstein Conecta – plataforma online que coloca o cliente em contato com o médico do Einstein por celular ou computador, constantemente atualizada para melhor usabilidade e a mais avançada segurança.
Em 2021, foram realizadas 278 mil consultas pelo PA Digital, 39% acima do registrado em 2020. A base de vidas com acesso a esse atendimento permaneceu estável em 1,9 milhão. Atualmente, a carteira de clientes é composta de 106 empresas, e a equipe é formada por 350 médicos, além de enfermeiros, engenheiros e especialistas em tecnologia da informação.

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