Sociedade

Torcedores de Caprichoso e Garantido exaltam simbolismo da bandeira LGBTQIAPN+ nos currais

Sentir-se incluído e respeitado nos lugares que ocupam traz confiança de ser quem é, e é assim que os brincantes e artistas dos bois Caprichoso e Garantido estão se sentindo ao visitar o curral Zeca Xibelão e a Cidade Garantido.  Em parceria com o Governo o do Amazonas, os bumbás hastearam a bandeira LGBTQIAPN + junto aos seus tradicionais pavilhões, que são vistos de toda a cidade. 

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) pelo Dia Internacional do Orgulho, celebrado neste 28 de junho. 

Priscila Mollinary, de 25 anos, é artista do Caprichoso e atua em várias frentes. Desde 2019 ela usa o nome social escolhido para ser reconhecida como se sente à vontade. Ela se diz grata ao boi pela aceitação de ter uma mulher trans em seu quadro de colaboradores. 

Para ela, ver uma bandeira que a representa junto à do Caprichoso reforça que sua liberdade é respeitada. 

“É muito gratificante ver o Capricho fazer parceria, com o governo. É muito bonito ter as duas bandeiras, o arco-íris e o azul e branco do Caprichoso, e fica a união da nossa classe LGBT”, afirma a artista.

Oriunda de uma família repleta de gays e lésbicas, Mollinary diz que é importante ter o apoio da família. 

“Eu sei que não é fácil, mas também não é fácil viver, então fale para os familiares abraçar vocês e sejam fortes. Vamos ser LGBT comigo”, reflete Priscila. 

Tradição

Nascido na Baixa do São José, berço do boi Garantido, o influencer digital Marcus Paulo Marinho, de 23 anos, conta que há um ano decidiu viver sua verdade. Criado no boi vermelho, Marinho diz que a diversidade é uma tradição no boi. 

Ele observa que o corpo de funcionários é composto por uma vasta população LGBTQIAPN + e ver a bandeira junto à do seu boi é gratificante, além de reforçar que ele e todos são bem-vindos. 

“Vejo que todos, inclusive o governo, estão notando que nós existimos. Nós já viemos lá de trás, nós ajudamos a construir um festival e hoje o governo e o Garantido está nos dando voz e visibilidade, o que é de extrema importância”, garante o influenciador. 

Respeito à rivalidade

Respeitando a tradição centenária de Parintins, as cores das bandeiras foram alteradas pela rivalidade entre os bumbás.

No boi Caprichoso, a cor vermelha foi substituída pela cor coral, e no Garantido, a cor azul foi substituída pela cor lilás.

Dia Internacional do Orgulho

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN + é um marco que representa o início da luta pelos direitos dessa população. A data remete à resistência dos frequentadores do bar Stonewall Inn, marcada pela forte repressão policial no ano de 1969 em Nova York.

No Amazonas, as políticas públicas voltadas para as pessoas LGBTQIAPN + são trabalhadas pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, que atuam em parceria com os movimentos e associações.

Fotos: Divulgação/Sejusc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *