Tripulantes de petroleiro retido por indígenas no Peru são liberados
Tripulantes das quatro embarcações brasileiras sequestrados na fronteira do Amazonas com o Peru foram libertados na manhã deste sábado (10).
De acordo com a Marinha do Brasil, a libertação ocorreu após interlocução das autoridades peruanas.
Sete tripulantes brasileiros e dois práticos peruanos estavam sendo feitos de reféns desde a terça-feira (6), na fronteira com o país vizinho.
Segundo a empresa, os tripulantes foi liberados em segurança, sem qualquer problema de ordem física. Todos estão sendo trazidos para Manaus, para encontrarem amigos e familiares.
Ao g1, a Marinha do Brasil informou que as balsas saíram de Tabatinga, no Amazonas, no dia 22 de maio, e retornariam para Manaus com óleo cru de petróleo.
Logo após a notícia do sequestro, a Marinha de Guerra do Peru chegou a enviar duas lanchas de controle fluvial para monitorar a situação.
Ainda nessa sexta, a empresa responsável pelas embarcações disse que o motivo da tomada do comboio era que os indígenas daquela região reivindicam maior participação nos royalties do petróleo.
Em nota, a Embaixada do Brasil em Lima disse neste sábado que tomou conhecimento, em 7 de junho, da retenção de embarcação mercante de bandeira brasileira, com seis tripulantes nacionais, em área de exploração petrolífera, na Província de Loreto, região norte-amazônica peruana que faz fronteira com o Estado do Amazonas.
Leia mais no G1