UEA forma primeira turma de professores indígenas do Vale do Javari
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) acaba de formar 34 professores indígenas no curso Pedagogia Intercultural, na região do Vale do Javari, no oeste do Amazonas. A outorga de grau ocorreu na última semana, no município de Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros de Manaus).
A instituição de ensino superior do Governo do Amazonas é a primeira do país a oferecer esse tipo de formação.“A gente tem trabalhado para ofertar o ensino escolar indígena em 50 municípios para mais de 9 mil alunos da nossa rede estadual de ensino, e a formatura de 34 professores indígenas no curso Pedagogia Intercultural por meio da nossa UEA reforça esse nosso compromisso de elevar a qualidade da educação que chega aos povos tradicionais”, destacou o governador do Amazonas, Wilson Lima.Os formandos pertencem às etnias Marubo, Matis, Matses e Kanamari, espalhadas pela terra indígena do Vale do Javari, localizada na região da tríplice fronteira – Brasil, Peru e Colômbia –, onde vive o maior número de grupos indígenas em situação de isolamento voluntário do mundo.
A solenidade de entrega dos diplomas contou com a presença da vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, representando o reitor André Zogahib. Ela, acompanhada do pró-reitor de Ensino de Graduação, Raimundo Barradas, prestigiou e se emocionou durante o evento.
“Hoje é dia de festa. Não me recordo, ao longo de meus anos como professora na UEA, de um momento tão especial e emocionante como esse. É muito bonito ver a alegria estampada nos rostos de todos vocês. Estamos formando profissionais que se dedicaram arduamente e que, a partir de agora, levarão o nome da UEA para as suas comunidades. Essa é a nossa missão”, disse a vice-reitora.
Durante a colação, foi apresentado vídeo do reitor André Zogahib parabenizando a turma, todos os coordenadores e os 24 docentes envolvidos na realização do curso, sendo quatro deles indígenas.“É com muita satisfação que a UEA forma 34 professores indígenas, que irão trabalhar nas comunidades do Vale do Javari. São profissionais da mais alta competência, da mais alta qualidade, que vão prestar serviços também em suas comunidades indígenas”, ressaltou.